ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM ADMINISTRAÇÃO


(ENADE 2015 – Adaptada) As empresas globais precisam manter a uniformidade, mas, ao mesmo tempo, ser flexíveis para se adaptar a variedade de contextos do cenário internacional ser a mesma empresa em todos os lugares, mas específica em cada um deles (Maximiano,2014). Conforme o grau de valorização da diversidade cultural, as organizações podem ser classificadas em:

  • Monolíticas: se empregam poucos indivíduos que pertencem a grupos minoritários.
  • Plurais: se o seu conjunto de colaboradores mais diversificado, envolvendo pessoas de diferentes raças, gêneros e culturas.
  • Multiculturais: se, além de terem conjunto de colaboradores mais diversificado, também valorizam a diversidade.

Com base nos conceitos apresentados e na relação de interdependência entre os conceitos de Qualidade, Marketing e Pessoas, é correto afirmar que:


as empresas multiculturais são pouco admiradas e respeitadas por clientes internos e externos, uma vez que promover a diversidade significar associar a imagem institucional ao racismo e a intolerância.


as empresas multiculturais são mais admiradas e respeitadas por clientes internos e externos, o que fortalece as suas ações mercadológicas e cria, entre os colaboradores, um sentimento de pertencimento maior, fato este que impulsiona a qualidade.


as empresas multiculturais são pouco admiradas e respeitadas por clientes internos e externos, uma vez que a diversidade entre os colaboradores é altamente prejudicial a promoção da qualidade.


as empresas monolíticas, por terem um conjunto de colaboradores mais diversificado e por valorizarem a diversidade, são mais bem quistas pela sociedade, o que torna mais efetiva a prospecção e a fidelização de clientes.


as empresas monolíticas são mais admiradas e respeitadas por clientes internos e externos, o que fortalece as suas ações mercadológicas e cria, entre os colaboradores, um sentimento de pertencimento maior, fato este que impulsiona a qualidade.

(ENADE 2018 – Adaptada) Leia com atenção o fragmento de texto a seguir.

Desde os anos 2000, a área de Marketing foi repensada a partir do conceito de marketing sustentável. Do ponto de vista gerencial, trata-se, na verdade, de um complemento do conceito mais antigo de marketing societal, que já era uma evolução do marketing orientado ao cliente, mas que colocou como variável relevante e complementar nas ações de marketing a necessidade de orientação ao interesse social. Tem-se, assim, uma repercussão em marketing dos imperativos de responsabilidade social, que evoluiu, com a sustentabilidade, para a visão mais ampla de responsabilidade socioambiental. Naturalmente, as boas iniciativas costumam vir acompanhadas de práticas destoantes, como é o caso dos discursos de responsabilidade ambiental sem suporte nas práticas reais. É o chamado greenwashing, que se materializa em práticas mentirosas, voltadas para a simpatia dos consumidores por práticas e discursos de sustentabilidade, alegando ações que efetivamente não correspondem à realidade das empresas. (COSTA, F. J. Marketing e sociedade. João Pessoa: Editora UFPB, 2015 (adaptado))

De acordo com o texto acima e com base nos seus estudos sobre Qualidade, Marketing e Pessoas, é correto afirmar que:


as práticas destoantes evidenciadas pelo discurso em prol da sustentabilidade, sem a evidência de ações concretas, estão alinhadas com os princípios da Qualidade Total, uma vez que não é dever das organizações zelar pela sociedade, nem pelo meio ambiente.


o Marketing Sustentável, na prática, dispensa o envolvimento dos colaboradores, dos parceiros da organização e de pessoas da comunidade, uma vez que o seu planejamento e a sua operacionalização se dão tão somente entre os seus gestores, ou seja, entre os membros da alta administração.


as práticas destoantes evidenciadas pelo discurso em prol da sustentabilidade, sem a evidência de ações concretas, ajudam a promover a imagem da empresa no mercado, o que facilita a prospecção e a fidelização de clientes.


o conceito de Marketing Sustentável está alinhado aos princípios da Qualidade Total, uma vez que o papel da organização é promover a satisfação de seus clientes, o que inclui compradores, colaboradores e, de modo maior, a sociedade onde ela está inserida.


o conceito de Marketing Sustentável é um modismo que deve ser duramente combatido pelas organizações, uma vez que a criação e a manutenção de programas sociais e ambientais são caros e não trazem qualquer retorno, nem financeiro, tampouco mercadológico.

(ENADE 2015 – Adaptada) A demanda por produtos está alterando as estratégias no setor de moda. Os desfiles ocorrem tradicionalmente duas vezes por ano, exibindo modelos para a próxima estação seis meses antes. Porém, na Semana de Moda, o interesse majoritário dos clientes comuns está criando a demanda por produtos mais econômicos, disponibilizados bem antes da época. Isso pode alterar a forma como o setor de confecções trabalha. Uma possível estratégia de adaptação é a realização de quatro desfiles a cada ano e a criação e fabricação mais rápidas. Ao utilizar a estratégia de adaptação sugerida no texto, visa-se adotar ações mercadológicas de produção, comunicação e comercialização mais adequadas às transformações percebidas no ambiente externo às empresas do setor. No contexto da excelência organizacional, tais adaptações são bem-vindas pois:


distancia o setor de moda das demandas atuais do mercado, o que possibilita reduzir custos e coloca, em segundo plano, a qualidade do relacionamento com o cliente.


aproxima o setor de moda das demandas atuais do mercado, o que possibilita a criação de produtos que estejam desalinhados com as necessidades e expectativas do cliente.


aproxima o setor de moda das demandas atuais do mercado, o que possibilita a criação de produtos de qualidade, tornando mais difícil a prospecção e a retenção de clientes.


aproxima o setor de moda das demandas atuais do mercado, o que possibilita a criação de produtos de qualidade, tornando maior e melhor a prospecção e  a retenção de clientes.


aproxima o setor de moda das pessoas mais humildes, o que possibilita a criação de produtos mais baratos e de qualidade inferior.

Para Kotler e Armstrong (2003, p. 475) “Atrair e reter clientes pode ser uma tarefa difícil. Hoje, os clientes têm à sua disposição uma grande variedade de escolha de produtos e marcas, preços e fornecedores”. Em vista disto, o tema Qualidade do atendimento ao cliente é de suma importância para o crescimento de uma organização, pois:


promover um bom atendimento é caro e o retorno para a organização é baixo.


promover um bom atendimento supera a necessidade da empresa em oferecer ao cliente, produtos e serviços que atendam as suas expectativas.


promover a excelência organizacional pressupõe investir na qualidade do relacionamento com o cliente, sem necessariamente oferecer aos colaboradores condições de trabalho satisfatórias.


promover a excelência organizacional passa menos pelo bom atendimento ao cliente, mais pela oferta de produtos e serviços que possam surpreendê-lo.


promover um bom atendimento permite às empresas valorizar a sua imagem, atrair e reter clientes.

(ENADE 2015 – Adaptada) Todos os dias saem de uma empresa 300 kg de empadinhas congeladas com recheios de camarão ou frango. A produção vai para as gôndolas de grandes redes supermercadistas. No início, as empadinhas eram feitas de maneira artesanal e vendidas em padarias e cantinas de escolas da região. Alguns anos depois, a empresa fechou seus primeiros contratos com grandes redes de supermercados, o que deu impulso a investimentos na mecanização da fábrica. A estratégia de vender um único tipo de produto a um só tipo de cliente foi fundamental para que a empresa ganhasse escala. Para dar continuidade ao ciclo do crescimento, o setor de Marketing da empresa optou pela aproximação com o consumidor final visando a ampliação dos seus níveis de satisfação. Sabe-se que tal medida é imprescindível, pois:


a fidelização de clientes pressupõe investir minimamente na qualidade de produtos e serviços, uma vez que o consumidor final raramente valoriza questões como a durabilidade e funcionalidade daquilo que compra, ou seja, ele só está à procura de baixos preços.


a fidelização de clientes passa pela promoção da qualidade sem que haja qualquer envolvimento da organização com o consumidor final, uma vez que essa aproximação com o mercado é desnecessária e só traz prejuízos.


a fidelização de clientes passa pelo relacionamento contínuo da organização com o seu consumidor final. Só assim ela será capaz de criar e manter produtos/serviços de qualidade, isto é, que estejam em desacordo com as expectativas do mercado.


a fidelização de clientes passa pela promoção da qualidade, a qual só é possível se o Marketing se aproximar do consumidor final com o propósito de investigar as suas reais necessidades.


a fidelização de clientes passa pelo bom atendimento. Para tanto, é fundamental valorizar o colaborador, isto é, pagar bons salários.

ENADE 2008

Atualmente, os padrões de competitividade mundiais impõem a qualidade como diferencial entre as empresas, exigindo atualização contínua dos processos produtivos e sistemas de gestão da qualidade mais eficazes e eficientes. Conseqüentemente, aumentam não só a satisfação dos clientes da organização, como também dos proprietários, empregados, fornecedores, entre outros.

Considerando essas informações, analise as afirmações a seguir.

I - A eficácia e a eficiência de uma organização podem ser melhoradas pela análise da variabilidade das características mensuráveis dos produtos e processos, por meio da aplicação de técnicas estatísticas.

II - O sucesso de uma organização pode estar na implantação de um sistema de gestão de qualidade, o qual tem seus objetivos e manutenção voltados para melhorar continuamente a eficácia e a eficiência da organização.

III - A gestão da qualidade representa uma parte do planejamento da gestão estratégica da organização cujo enfoque é alcançar resultados em relação aos objetivos da qualidade.

IV - O ciclo PDCA, composto de quatro etapas - planejar (Plan), executar (Do), verificar (Check) e agir corretivamente (Act) - é uma ferramenta utilizada no gerenciamento da qualidade, com o objetivo de controlar os processos.

É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões):


II, apenas.


II e III, apenas.


I, apenas.


I, II, III e IV.


III e IV, apenas.

ENADE 2018

O desenho de um plano de ação, conhecido como 5W2H, permite identificar os pontos importantes que devem ser analisados e avaliados em uma empresa, conforme esquema apresentado a seguir. A ferramenta é utilizada para avaliar cenários e viabilidade operacional, financeira e contábil. Os resultados do uso da ferramenta, normalmente, são apresentados em forma de planilha ou mapa mental.

A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Caso se utilize a ferramenta 5W2H, as informações sobre o objetivo a ser alcançado em um processo gerencial devem estar consolidadas no plano de trabalho, detalhando-se as atividades necessárias em relação aos recursos físicos, financeiros e humanos.

PORQUE

II. A ferramenta 5W2H permite que decisões sejam tomadas antes mesmo de serem colocadas em prática, propiciando alta taxa de acerto e possibilitando a correção prévia de eventuais problemas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

ENADE 2018

A implementação do Ciclo PDCA (plan, do, check, act; planejar, fazer, checar, agir) tem como objetivo a melhoria contínua dos processos organizacionais e pode contribuir para o sistema de gestão ambiental (SGA) e o sistema de gestão da qualidade (SGQ).

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

  1. O Ciclo PDCA visa a melhoria contínua de um fluxo completo de valor ou de um processo individual, a fim de se criar mais valor com menos desperdício.
  2. As auditorias para a identificação das conformidades e não conformidades no Ciclo PDCA devem ser realizadas na fase de implementação e operação desse sistema, com posterior adoção de medidas corretivas.
  3. O Ciclo PDCA é a base para a implantação da qualidade total, que, por meio da metodologia 5S, consegue melhorar a qualidade de vida dos membros da equipe e do ambiente de trabalho.
  4. Com as ações corretivas ao final do primeiro Ciclo PDCA, é possível e desejável que seja criado um novo planejamento para a melhoria de determinado procedimento, iniciando-se um novo Ciclo PDCA, sendo esse novo ciclo, a partir do anterior, fundamental para o sucesso da utilização dessa ferramenta.

É correto apenas o que se afirma em:


II e III.


IV.


III e IV.


I.


I e II.

ENADE 2018

Ferramenta de gestão cuja representação gráfica apresenta a sequência de um trabalho de forma analítica e cronológica, caracterizando operações e funções e/ou unidades organizacionais envolvidas nos processos gerenciais, e que pode ser utilizada no mapeamento e na análise das atividades.

Qual é a ferramenta descrita no trecho apresentado?


PDCA.


Fluxograma.


Organograma.


Rede PERT CPM.


Diagrama de causa e efeito.

ENADE 2012

Uma empresa, para controlar a qualidade, utiliza três ferramentas. A ferramenta X contém um conjunto de itens que podem aparecer em determinado processo e cuja ocorrência ou não ocorrência devem ser assinaladas, geralmente, em forma de tabelas. A ferramenta Y é um gráfico de barras que ordena as frequências de ocorrência. A ferramenta Z é um diagrama com o formato de espinha de peixe, que facilita a visualização das causas de determinado problema.

Considerando o que foi descrito, avalie as seguintes afirmações.

  1. A ferramenta X é a Folha de Verificação, cujo uso facilita as ações de coletar, organizar e classificar dados, localizar defeitos e identificar a relação de causa e efeito.
  2. A ferramenta Y é o Diagrama de Pareto, que mostra a informação e torna evidente a priorização dos problemas, além de separar as causas críticas das triviais.
  3. A ferramenta Z é o Diagrama de Ishikawa, que apresenta a relação entre os resultados de um processo (efeito) e seus fatores (causas).

É correto o que se afirma em:


I e III, apenas.


I, apenas.


I, II e III.


II e III, apenas.


II, apenas.

Páginas: 123